• gilson@holofotecultural.com.br
  • Ouro Preto, MG
Sobre o evento

Sobre o evento

O Parque Natural Municipal das Andorinhas (PNMA) será palco de muito esporte e diversão para o público nos dias 8 e 9 de junho. O local vai receber a segunda edição do Esporte e Cultura no Parque das Andorinhas, com a Abertura de Temporada de Montanha (ATM). A entrada para acompanhar o evento e todas as atividades é gratuita.

Praticantes de montanhismo, visitantes e a comunidade ouro-pretana poderão participar das ações desenvolvidas no Parque Natural Municipal das Andorinhas, como oficinas de escalada esportiva, boulder, mountain bike, trekking, highline, corrida de montanha e rapel, além de atividades livres e exibição de vídeos.

O evento tem o objetivo de estimular a prática de atividades esportivas ao ar livre, por meio da realização de “atividades físicas em um ambiente altamente permissível, de interações que vão além do mundo acadêmico”, promovendo a integração entre a Universidade, a comunidade ouro-pretana e o Parque Nacional Municipal das Andorinhas, que sediará o evento.

Um evento para toda família, pois além do esporte, o evento terá cervejas especiais, gastronomia e shows com a dupla Dico e Dora, grupo Forropiá e banda Equipe Rock. Em ritmo de festa junina, a Quadrilha Pé de Moleque, do bairro Santa Cruz, vai se apresentar no evento, levando muita tradição e alegria.

No sábado, dia 8 de junho, o Parque ainda vai receber atividade para as crianças de todas as idades com Futebol de sabão, pula pula pequeno e grande, chute a gol, multiplay e piscina de bolinhas. Para animar, haverá show da Binha e a Turma da Brincando de Brincar.

No domingo, dia 9 de junho, o evento recebe a Feira do Produtor, que valoriza a agricultura familiar,  incluindo artesanato singular, geleias, licores, doces, plantas exuberantes, hortaliças frescas e uma diversidade de alimentos saborosos.

De acordo com Gilson Antunes, coordenador do evento e diretor da Holofote Cultural, será um momento de alegria e contemplação da natureza. “Teremos shows de forró, sertanejo, rock e infantil, brinquedos, feira da agropecuária e muito esporte que será realizado nas trilhas do Parque das Andorinhas. Muitas pessoas, desde turistas e até mesmo moradores, não conhecem o parque, que fica a poucos quilômetros do centro histórico. A importância do Turismo ecológico vai além da proteção da natureza, pois proporciona uma forte conexão entre a fauna, a flora e o turista”, explica.

“O projeto Esporte e Cultura no Parque das Andorinhas vem celebrar essa importante unidade de conservação, a mais visitada da região dos Inconfidentes, quiçá do campo das vertentes”, afirma Chiquinho de Assis, secretário de Meio Ambiente, que explica que ações como essa mostram as muitas possibilidades de uso do parque respeitando o plano de manejo. “Convidamos os moradores, turistas e visitantes para usufruírem das belezas naturais com esse tempero e esse charme cultural. Venham, curtam e nos ajude a preservar esse templo das águas”, ressalta Chiquinho.

O “Esporte e Cultura no Parque das Andorinhas” é uma realização da Prefeitura de Ouro Preto e Fundação Gorceix, com patrocínio da Herculano Mineração e produção da Holofote Cultural e Instituto Rococó.

Inscrições para a Abertura de Temporada de Montanha (ATM)

Os interessados devem realizar a inscrição pelo formulário https://forms.gle/74hWrGnNGzwyL8Gs5 até durarem as vagas. No dia da atividade, é necessário levar 1 kg de alimentos não perecíveis. Para participar basta ter acima de 18 anos.

Sobre o Parque Natural Municipal das Andorinhas

O Parque Natural Municipal da Cachoeira das Andorinhas foi criado em 1968 e abrangia uma área de um quilômetro de raio tendo como ponto central a própria cachoeira das Andorinhas. Em 2005, a Câmara Municipal de Ouro Preto aprovou o projeto de Lei 69⁄05 estabelecendo novos limites para a Unidade de Conservação (UC), que também passou a ser denominada de Parque Natural Municipal das Andorinhas (PNMA). Atualmente o Parque abrange uma área total de 557 hectares, e tem, entre outros, o objetivo de resguardar e proteger a flora, a fauna e demais recursos naturais (Lei 69, art. 4º, 2005).

Na área do Parque estão localizadas diversas quedas de água, e dentre elas, a de maior destaque e que dá nome ao Parque que é a Cachoeira das Andorinhas. Segundo relato de moradores este nome deve-se ao fato da ocorrência de uma grande quantidade de andorinhas que se deslocam para o vale encaixado da cachoeira na época de reprodução, construindo assim seus ninhos nas fendas dos afloramentos rochosos presentes na paisagem da cachoeira.

Essas quedas de água, conjunto de grande beleza cênica, são engrandecidas pela moldura da serra de Ouro Preto e do Veloso, com uma vista panorâmica da cabeceira do Rio das Velhas e o contato entre os biomas da mata atlântica e do cerrado, um belo exemplar do patrimônio natural, histórico, cultural, paisagístico e turístico.

O entorno sul do Parque configura-se em uma região urbanizada, sendo os bairros Morro São Cristóvão, Morro São Sebastião, Morro da Queimada, Morro São João, Morro Santana, Antônio Dias, Piedade e Taquaral limítrofes à unidade. Entender a composição social dos bairros e seus costumes permite um conhecimento maior sobre as manifestações e tradições que formam o patrimônio do Parque Natural Municipal das Andorinhas.

É possível concluir que o processo histórico de ocupação do entorno do Parque, assim como os aspectos ambientais presentes em sua área são de extrema relevância estadual e federal, destacando a necessidade de uma gestão e preservação adequada e sob um processo contínuo.